terça-feira, 17 de dezembro de 2013

3.1 Fórum: Diretrizes da escola frente ao uso da mídias sociais.



3.1  Fórum: Diretrizes da escola frente ao uso da mídias sociais.

                        Sabe-se que o facebook é uma ferramenta de cunho comunicativo, informativo de rápida compreensão e fácil manipulação. Diante de uma ferramenta que agrada a todos, a escola precisa se apossar e legitimar tal instrumento como ferramenta de aprendizagem.
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PROPOSTA PARA USO DO FACEBOOK NA ESCOLA


            Apresentação da ideia para os gestores (diretora e coordenadores). Nessa etapa definir em que momento e qual o foco do uso do facebook na escola e que disciplina será contemplada no planejamento, como também a periodicidade.
            As turmas para utilizarem o facebook na escola são os do 4º ciclo
            Algumas regras devem ser delineadas para não haver equívocos ou uso indevido desse instrumento de comunicação. Regras devem ser discutidas com todos os participes da escola (direção, coordenação, professor, alunos)
            O que compete à direção, coordenação e professor:
  1. Como devemos usar o facebook na escola: nas aulas do laboratório de informática na disciplina de Língua Portuguesa.
  2. O uso será quinzenal com devolutivas individuais do professor para as equipes ou por aluno dependendo da dinâmica da atividade;
  3. Utilizar o facebook como ferramenta que possa compartilhar as experiências entre os alunos ou salas de aula;
  4. Restringir o uso do facebook para o cunho pessoal. Nesse momento deve-se fechar apenas o uso escolar (pedagógico)

O que compete aos alunos e professor:
  1. Não poderá usar o facebook para fins pessoais (particulares) no horário de aula;
  2. Criar grupo de monitoria com os alunos assim quem tem mais dificuldade pode ser acompanhado pelo seu colega;
  3. No primeiro momento acordar para ser uma atividade fechada entre a escola;
  4. Não tecer comentários inadequados entre os alunos, ou professor aluno;


Fica definido que irá trabalhar com o facebook as turmas do 4º ciclo, na disciplina de língua portuguesa, no período quinzenal. Comunicar aos pais e deixar em local visível as regras determinadas coletivamente.




Cursistas: Cleide Silva Nascimento, Iraciene Muniz Froz, José Izaias de Lima.





                       

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