quarta-feira, 29 de junho de 2011

Atividade 3- B) Segundo passo: VAGANDO PELO WIKICIONÁRIO


Foi de grande valia passearmos na wikipédia e wikcionário, porque além de encontrarmos quase todos os verbete que procurávamos, observamos que os mesmos na maioria das vezes são bem definidos, e seguem uma linha geral, facilitando a compreensão. Como a atividade sugere que pesquisássemos por alguns verbetes típicos da nossa região, nós pesquisamos os seguintes verbetes, e os mesmos não consta ainda no wikcionário:
Cerimbaba: animais domésticos ( Pará)
gititto: criança pequena ( Pará)
lharga; ao meu lado ( Pará)
Tacuruba: três pedras colocadas em forma de triângulo que serve de suporte para colocar a panela em cima e cozinhar. (Maranhão)
Mensaba: esteira feita de palha da palmeira que serve como porta(Maranhão)
patacho: facão (Maranhão)
Tijupá: casinha só coberta de palha que serve de abrigo para homens/mulheres na hora do almoço quando estão colhendo arroz.(Maranhão)
O que nós achamos mais interessante é que quando solicitamos estes verbetes e não encontramos, ele solicita a criação dos mesmos, e nós já estamos fazendo um apanhado de verbetes utilizados aqui no Pará e no Maranhão para podermos nos cadastrar e contribuir com a expansão do acervo. Com base nesta experiência vivenciada na Wikipédia, iremos indicar para os professores e mostrar a eles que usando o wikcionário, eles irão enriquecer ainda mais as suas aulas e contribuir ainda mais com a aprendizagem dos alunos.


Equipe: Cleide Silva Nascimento, Eline Souto dos Santos e Rosa Sousa Santos





Nenhum comentário:

Postar um comentário