quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aula sobre Jerusalém

ATIVIDADE 4: BIBLIOTECA- Planejamento e execução de uma atividade com uso da internet


Cleidesilva-unid2-ativ2

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVO HORIZONTE
CURSISTAS: CLEIDE SILVA NASCIMENTO E ELINE SOUTO DOS SANTOS

TEMA: TURISMO NA SALA DE AULA, UMA VIAGEM À JERUSALÉM
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental ( 8ª Série)
Mídias a serem utilizadas: internet
Objetivos:
- Explorar a cidade de Jerusalém, através de fotos e textos.
- Desenvolver o domínio de ferramentas (editor de textos, navegação na internet, manuseio de figuras).
- Despertar a curiosidade dos alunos, através de várias fontes de pesquisa.
-Socializar informações pesquisadas e coletadas.
- Estimular os alunos a trabalhar em grupo.
Justificativa: A internet é rica e variada e apresenta inúmeras possibilidades de uso didático e colocam o aluno em contato com a linguagem informativa, aproximando-o de fatos passados e presente.. A internet é um instrumento pedagógico auxiliar no desenvolvimento das habilidades e competências referentes a cada componente curricular e também de forma interdisciplinar, visando a ampliar a (in) formação do aluno em todas as áreas do conhecimento.
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental
Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Inglês e Ensino Religioso.

Metodologia:
1ª aula: Vocês já ouviram falar de Jerusalém? Onde fica Jerusalém?
: Pedir abram a página do Google e cliquem em mapas. Ao abrir a página, digitar Jerusalém, quando encontrarem Jerusalém no mapa, pedir que cliquem em cima do ícone, ao clicar eles irão ver que Jerusalém fica em Israel.
2º: Pedir que entre no site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Jerusal%C3%A9m_da_%C3%89poca_do_Segundo_Templo_(maquete_brasileira), para fazerem a leitura do texto “Jerusalém na Época do Segundo Templo”.
  • Pedir que escolham e clique em alguma palavras escritas em azul (hipertexto ( explicar o que é.).
  • Logo depois pedir que entrem no site:http://imagensdejerusalem.webnode.com.pt/galeria-de-fotos/, ou digite no Google: fotos da maquete de jerusalém da época do segundo templo e clique em: Galeria de Fotos. Neste site eles irão ver a maquete de Jerusalém exposta no Rio de Janeiro.
2º aula:
-Pedir que entre no site:http://www.viaje.com.br/galeria-de-imagens/israel/jerusalem/, neste site eles irão observar várias imagens, como: a do barco que Jesus andou.
3ª aula: _ Pedir que repitam o 1º passo da 1ª aula , localize Jerusalém e clique nas imagens que aparecem do lado direito do monitor, pedir que observe que a mesma ao ser ampliada, aparece o nome. Explicar que agora eles irão utilizar o tradutor de texto da Google para traduzi-las. Pedir que abram uma nova aba, sem precisar sair da página que os mesmos já estão conectados. Eles irão ver que ao pedir a tradução temple mount eles terão:Monte do Templo. Em seguida pedir que embaixo da palavra traduzida tem o ícone de som e a palavra ouvir, pedir que cliquem em cima, que eles ouvirão a tradução falada e que eles podem fazer ao contrário que ouvirão como se pronuncia na Lingua Inglesa.
Período de realização: 2º bimestre (junho).
Critérios de Avaliação: A avaliação será contínua e feita por meio da observação da participação na aula, bem como através de registros constando a melhoria alcançada pelos alunos quanto, leitura e escrita, desenvolvimento da criatividade e nas relações interpessoais.
Forma de socialização: Blog

Atividade 3- B) Segundo passo: VAGANDO PELO WIKICIONÁRIO


Foi de grande valia passearmos na wikipédia e wikcionário, porque além de encontrarmos quase todos os verbete que procurávamos, observamos que os mesmos na maioria das vezes são bem definidos, e seguem uma linha geral, facilitando a compreensão. Como a atividade sugere que pesquisássemos por alguns verbetes típicos da nossa região, nós pesquisamos os seguintes verbetes, e os mesmos não consta ainda no wikcionário:
Cerimbaba: animais domésticos ( Pará)
gititto: criança pequena ( Pará)
lharga; ao meu lado ( Pará)
Tacuruba: três pedras colocadas em forma de triângulo que serve de suporte para colocar a panela em cima e cozinhar. (Maranhão)
Mensaba: esteira feita de palha da palmeira que serve como porta(Maranhão)
patacho: facão (Maranhão)
Tijupá: casinha só coberta de palha que serve de abrigo para homens/mulheres na hora do almoço quando estão colhendo arroz.(Maranhão)
O que nós achamos mais interessante é que quando solicitamos estes verbetes e não encontramos, ele solicita a criação dos mesmos, e nós já estamos fazendo um apanhado de verbetes utilizados aqui no Pará e no Maranhão para podermos nos cadastrar e contribuir com a expansão do acervo. Com base nesta experiência vivenciada na Wikipédia, iremos indicar para os professores e mostrar a eles que usando o wikcionário, eles irão enriquecer ainda mais as suas aulas e contribuir ainda mais com a aprendizagem dos alunos.


Equipe: Cleide Silva Nascimento, Eline Souto dos Santos e Rosa Sousa Santos